Ahimsa é a prática de ter uma abordagem não-violenta da vida.

Não se trata apenas de evitar danos físicos. É reconhecer que a violência é freqüentemente sutil e começa na mente e com o eu antes que se manifeste no mundo. Ahimsa é um dos cinco Yamas, que são diretrizes pelas quais os iogues e outros buscadores espirituais podem viver.

Os dois principais mal-entendidos sobre Ahimsa são que é apenas mais uma palavra para pacifismo e que adotar uma atitude de não resistência significa, em última análise, tornar-se complacente com o que é injusto. Nada disso é verdade, nem ajuda. Ahimsa é uma abordagem holística da paz que começa com o seu relacionamento consigo mesmo. Significa agir a partir de um local de poder e aterramento, em vez de reatividade e emoção fora de controle.

Aqui estão algumas maneiras de praticar o Ahimsa real, que é não prejudicar nada (especialmente você), mas também não tolerar bobagens.

1. Tente uma desintoxicação de julgamento. Comece a tomar consciência da frequência com que você faz julgamentos sobre outras pessoas ou coisas, e com que frequência as coisas sobre as quais você tem opiniões mais fortes são apenas projeções de suas próprias inseguranças, feridas e medos. Reconheça que você não vê o mundo como ele é, você o vê como é.

menina usando alça

2. Reconheça que a raiva vem de um lugar de sentimento de impotência. A raiva é a emoção que surge quando sentimos que não temos outras opções, que estamos em um lugar de total desamparo. Para não provocar raiva de outras pessoas, não as deixe sentir como se não tivessem opções. Para não deixar que a raiva o consuma, lembre-se do seu poder interno inerente e lembre-se de que a impotência é uma ilusão.

3. Reconheça que o ciúme vem de um lugar de abnegação. Não cobiçamos as coisas de outras pessoas - só nos tornamos autocríticos quando percebemos que não estamos nos permitindo perseguir aquilo que mais queremos profundamente.

4. Torne-se a pessoa que você deseja ser. Fazer isso o ajudará a superar seus conflitos internos. Isso é crucial porque é apenas na busca da paz dentro de nós que podemos nos relacionar pacificamente com aqueles que estão fora de nós.

5. Estabeleça limites e fale. Quanto menos você se defender, mais seus ressentimentos aumentarão e você se tornará passivo-agressivo. Frustrações não expressas aumentam até que sejam uma força tóxica. É importante responder às coisas com honestidade à medida que ocorrem. Caso contrário, um acúmulo de sentimentos reprimidos será afetado pelo seu sistema de navegação emocional.

6. Pare de se intimidar para ter um desempenho melhor. Além do fato de a força de vontade não ser um motivador eficaz, ser cruel consigo mesmo garante que você não saberá ser gentil com os outros. O grau em que você é capaz de ser gentil consigo mesmo é equivalente a quão gentil é capaz de ser com os outros. Começa aqui.

7. Pare de roubar a reputação de outras pessoas. Pare de fofocar por diversão. Encontre algo para conversar com os amigos que não são da conta de outras pessoas e seus julgamentos negativos sobre eles.

8. Lembre-se de onde sua comida vem. Não apenas se você está comendo ou não produtos de origem animal, mas considere também as condições de trabalho dos alimentos processados ​​ou embalados que você consome.

9. Tente desejar alegria e bem-estar àqueles que mais frustram, desafiam e enfurecem você. A maioria das pessoas é incapaz de fazê-lo.

10. Pergunte a si mesmo quem você seria sem seus medos, sem suas dúvidas e sem suas inseguranças. Perceber é quem você realmente é,e tudo o mais é uma ilusão a ser superada.

11. Reconheça como a violência sutil pode ser. Nem sempre está causando dor física. Freqüentemente, a violência começa em crenças não ditas, julgamentos severos, suposições cruéis e “outro” de qualquer pessoa que seja diferente de você.

12. Comece a ver o mundo como uma rede de pessoas às quais você está inerentemente e inextricavelmente conectado. A narrativa 'eu contra eles' é destrutiva e transforma a vida em competição, em vez de colaboração.

casal de poder mbti

13. Pare de se esforçar para continuar buscando a perfeição. É inatingível e impossível, e servirá apenas para irritá-lo. Em vez disso, trabalhe em ser intencional e presente, trabalhe em ser 1% melhor do que você era ontem, e isso é tudo.

14. Deixe as pessoas aprenderem por si mesmas. Quando você tenta enfrentar os problemas das pessoas como se fosse seu, rouba a eles um professor inestimável, o que é desconforto. Pode parecer contra-intuitivo, mas muitas vezes a coisa mais útil e pacífica que você pode fazer é permitir que as pessoas aprendam em seus próprios termos.

15. Aceite as pessoas onde elas estão. Pare de tentar bancar o deus deles. Você não está em um lugar para julgar se eles são bons ou ruins, no caminho ou fora dele. Você não sabe, e não pode saber, e as avaliações que você faz servem apenas ao seu próprio ego.

16. Abrace o que está machucando você. Quanto mais você resistir, mais ele persistirá. Reconheça que seus demônios são apenas partes desassociadas de você que você ainda não aprendeu a amar.