'Assim que você confiar em si mesmo, saberá viver'. - Johann Wolfgang von Goethe

1. Honre suas emoções

Para desenvolver a autoconfiança, pare de buscar a opinião dos outros e reconheça a orientação dentro de você.

A autoconfiança é aproveitada quando seguimos nossa sabedoria sagrada, em vez de procurar fora de nós mesmos para proporcionar paz interior.

Desenvolvemos autoconfiança honrando nossas emoções em vez de nos esconder atrás delas. Ao honrar seus sentimentos, você desenvolve confiança em sua capacidade de lidar com o que surge.

Da mesma forma, devemos nos distanciar das pessoas que minam nossa autoconfiança. Algumas pessoas apertam seus botões de dor porque lhes agrada ver você sofrer. Embora eles possam nos ajudar a identificar nossas partes renegadas, é melhor nos distanciarmos delas em vez de nos envolvermos em suas maneiras enganosas.

A autoconfiança é desenvolvida alimentando nossos pensamentos mais íntimos. Embora não possamos controlar as circunstâncias externas, ficamos curiosos com o que está acontecendo dentro de nós, em vez de retaliarmos com raiva.

'À medida que aprendemos a reconhecer e entender as sensações sutis do corpo, e depois agimos de acordo com elas, nossa autoconfiança aumentará tremendamente. Para mim, é bastante surpreendente que o corpo tenha esse senso inato da verdade, como se o corpo estivesse conectado a ele ', afirma o psicoterapeuta John Prendergast Ph.D.

As sutilezas do corpo humano apontam para o que está acontecendo sob a superfície, de modo que nos sintonizamos com as pequenas flutuações e com nossas verdadeiras necessidades.

2. Siga a orientação interna

É vital que honremos nosso compromisso conosco, seja nos objetivos que estabelecemos ou na busca de nossos sonhos. Desonrá-los diminui nossa autoconfiança, porque deixamos de cumprir nossos planos.

Promover a autoconfiança envolve o desenvolvimento de um diálogo compassivo conosco. Em tempos de turbulência, devemos cultivar pensamentos de compaixão, em vez de ser governados pelo drama que se desenrola. Plantamos a semente da equanimidade e a nutrimos com bondade, para que cresça forte.

A autoconfiança surge quando temos tempo para honrar a criança dentro de nós. Isso significa dedicar tempo para ficar conosco, em vez de declarar o quanto estamos ocupados, no meio do desejo de compaixão emocional.

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John Prendergast declara, “À medida que aprendemos a desacelerar, sintonizamos nossa orientação interior e agimos de acordo com ela, nossa autoconfiança cresce. Cada vez mais sentimos que algo ressoa verdadeiro ou falso para nós, dentro ou fora do comum. Esse senso de ressonância interior se torna nossa autoridade interior '.

Nossa autoridade interior é o pilar de uma vida emocional estável. Nós reservamos um tempo para nos conectar com nosso bem-estar emocional e atender a qualquer distúrbio que apareça.

3. Entenda o poder do silêncio

Como você reconhece quando precisa de tempo sozinho?

Sempre que você percebe inquietação interna, é necessário passar um tempo em silêncio para examinar as emoções.

Não é surpresa que nossas vidas sejam agitadas. É mais provável que prestemos atenção a eventos externos em vez de atender às nossas necessidades pessoais. Passamos a vida acordada fixada no mundo 'lá fora' em vez de dentro. No entanto, se continuarmos nesse caminho, negligenciamos nossa vida interior, o que influencia a maneira como nos relacionamos com o mundo.

Uma prática que menciono em meu próximo livro, Reconstruindo o passado para criar um futuro notável envolve uma pergunta simples para ver como nos relacionamos com o mundo.

'Como eu estou indo'?

Essa pergunta simples nos permite distinguir o que está acontecendo dentro de nós, em vez de descartar os distúrbios emocionais como injustificados.

'Confie em si mesmo. Crie o tipo de eu que você ficará feliz em viver com toda a sua vida. Aproveite ao máximo, ventilando as minúsculas faíscas internas da possibilidade em chamas da conquista. - Golda Meir

Eckhart Tolle afirma que sempre que o caos emocional é aparente, convidamos uma experiência anterior do Corpo da Dor para o momento presente. Isso é óbvio quando outras pessoas acionam nosso corpo doloroso, como ser interrompido no trânsito ou alguém pegando nossa fila na fila enquanto fazia compras.

Se não tivermos tempo para examinar o que está acontecendo sob a superfície, reagimos em vez de interagir com nossas emoções principais.

“Muitos de nós não tentamos apenas nos sentar e passar por uma experiência de sentimento. Não confiamos em nós mesmos o suficiente para deixar nossos sentimentos seguirem seu curso completo. Portanto, nunca descobrimos que um sentimento não é tão difícil para nós quanto imaginamos que será. Perdemos o quanto nos sentimos melhor quando deixamos de lado, em vez de nos contermos. Nada é tão difícil de lidar como o medo de enfrentá-lo ', afirma o autor David Richo.

Criar autoconfiança não significa que sempre diremos ou faremos a coisa certa. Independentemente de nossas palavras ou ações, o que quer que surja existe para guiar nossa evolução pessoal.

4. Desenvolver a atenção plena

Uma prática bem conhecida para desenvolver autoconfiança é estar atento ao seu corpo momentos antes de reagir a eventos externos. Portanto, com alguém ocupando seu lugar na fila de compras, entre no seu corpo e observe qualquer tensão ou tensão. Fique curioso em relação a essas sensações e observe-as sem julgar.

Por exemplo, você pode estar ciente de uma sensação constritiva no peito momentos antes de retaliar com a pessoa que ocupou o seu lugar na fila do supermercado.

Fique com a emoção e simplesmente observe-a sem uma agenda. Repita silenciosamente a frase 'conheço você' ou, como Daniel Goleman sugere, rotule a emoção. Então, afirmamos para nós mesmos, raiva ou medo em vez de agir sobre isso.

Essa ação simples freia o adiamento de nossas emoções e atrai nossa consciência para o que está acontecendo dentro de nós.

Dessa maneira, nos tornamos conscientes e acordados, em vez de inconscientes para os fatores emocionais de nossa vida.

Desenvolvemos a autoconfiança honrando todas as facetas do nosso ser, independentemente de aprovarmos ou desaprovarmos essa parte de nós.

Por exemplo, aqueles com uma auto-estima diminuída podem se criticar por reagir com raiva a uma situação. Por outro lado, aqueles com uma auto-estima fortalecida veem isso como uma oportunidade de se tornar curioso e um ponto de ensino a partir do qual crescer.

5. Trabalhe na conscientização centrada no coração

Desenvolver a autoconfiança é ouvir a orientação do coração, em vez de ser ditado pelos pensamentos incessantes.

Nossos pensamentos são sabotadores, pois não podem ser confiáveis. Dada a volatilidade de cada momento, não podemos confiar neles para entender o meio ambiente.

Por exemplo, no final de um dia útil, seus pensamentos estão dispersos; no meio da manhã, depois de você tomar uma xícara de café, é menos provável que eles sejam reativos.

No entanto, o coração não é influenciado por mudanças de humor flutuantes. Há uma quietude que deseja que você se conecte, mesmo durante a hora mais sombria. Pratique mover a sua consciência para o seu coração no meio da comoção e observe o silêncio.

Esteja com as sensações que surgem e encontre-as com abertura. Você logo perceberá que os pensamentos habituais e estressantes desaparecem, deixando um mar de expansividade que permeia sua mente e corpo.

A autoconfiança é um convite para desenvolver um relacionamento com o seu eu principal. Aprendemos a nos tornar nosso melhor amigo e apreciamos a interação entre nossos pensamentos e emoções, em vez de permanecermos inconscientes para eles.

Ao fazer isso, aprendemos a confiar na orientação de nossa mais profunda sabedoria.

Por fim, se continuarmos depositando nossa confiança nas opiniões dos outros, nos libertaremos de nosso senso de autoridade e diminuiremos nossa autoconfiança ao longo do tempo.

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