Como terapeuta, vejo pessoas quase diariamente tentando curar-se com o fim de um relacionamento. Isso pode significar qualquer coisa, desde uma separação após o namoro por algumas semanas até o divórcio após o casamento por 20 anos. As emoções típicas incluem raiva, choque, confusão, ansiedade, tristeza, solidão e vergonha.

Se você está experimentando um ou todos esses sentimentos, pode ser esmagador. Até as pessoas mais fortes e independentes podem se sentir perdidas ou desamparadas. Criei uma pequena lista de tarefas que pode ser útil se você se encontrar no final de uma carta Dear John (ou Jane):

1. GANHE ALGUM ESPAÇO

Muitas vezes, logo após um rompimento, uma pessoa está imediatamente enviando mensagens de texto, ligando ou tentando ver a outra pessoa. Para chegar em uma última palavra. Para fazer um último ponto. Implorá-los a mudar de idéia. Pausa. Espere um minuto. Deixe a poeira baixar. Deixe sua mente resolver as coisas para que você possa pensar com clareza. A maioria de nós se arrepende de tomar decisões impulsivas, por isso não se arrependa de ter outro sentimento ruim, além da tristeza da separação.

2. DECIDIR QUAL A SUA HISTÓRIA

Depois de qualquer separação, sejam duas celebridades ou aquela garota que você conhece em sua academia, as pessoas querem saber 'o que aconteceu?' É claro que você está triste, mas as palavras que usamos tanto em voz alta quanto em nossas cabeças têm um poder tremendo. Então, quando alguém lhe pergunta: “o que aconteceu com isso ou aquilo?”, Você tem uma escolha quando se trata de como contar sua história. E ajudará a moldar os próximos dias / semanas / meses de cura.

Você pode escolher a mentalidade da vítima, “Tele é a pior coisa do mundo, nunca vou superar isso, deve haver um milhão de coisas erradas comigo porque ele não quer ficar comigo.”Ou você pode optar por dizer algo um pouco mais empoderador, enquanto continua sendo honesto. 'Eu estou realmente machucado Ele não era a pessoa que eu pensava que era. Aconteceu que eu estava errado e não fomos uma boa partida. Mas eu vou ficar bem. Talvez eu precise de um pouco de suporte extra por um tempo.'

É extremamente importante ser fiel a si mesmo, reconhecer seus sentimentos e permitir-se senti-los. Mas a parte terapêutica é aprender a reconhecer a diferença entre um sentimento legítimo: 'Sinto-me uma merda agora' e um pensamento irracional: 'Minha vida acabou'.

3. NÃO ISOLAR

Eu ouço com bastante frequência que, após uma separação, as pessoas só querem se enrolar em uma bola e ficar sozinhas. Eles não se sentem sociais. Eles não querem conversar com ninguém. Compreensível. Mas o isolamento cria espaço para a ruminação. Deixar esses pensamentos negativos em sua mente tomarem conta e enviarem você para aquele buraco escuro de coelho. Convencendo-se de que você não era bom o suficiente, se perguntando o que ele está fazendo agora, etc etc.

Você tem permissão para se enrolar e chorar? Claro. Mas apenas por tanto tempo.
Estar perto de seus amigos quando você está triste nem sempre precisa ser sobre você. Fale sobre eles, o que está acontecendo em suas vidas ou faça algo que não envolva muita conversa. Coisas como ioga e igreja são até boas opções, porque você pode sentir uma sensação de pertencimento e energia coletiva sem precisar fazer contato visual com ninguém.

4. Cuide do seu corpo físico

Duh. Exceto que muitas pessoas realmente não fazem isso. Ouvimos o clichê de mulheres chorando por uma caneca de Ben & Jerry's enquanto assistia maratonas na vida. Depois de uma separação, você pode se sentir fisicamente e emocionalmente exausto. Então, tempo para descanso e sorvete é totalmente permitido. Mas o que você está fazendo para equilibrar? Após uma separação, parte do seu poder é perdida. Portanto, quando nos sentimos impotentes ou perdemos o controle, precisamos de parte disso.

obrigado por existir

Minha piada permanente com os clientes é que o aconselhamento 101 é: não podemos controlar outras pessoas. O que significa que a única coisa que podemos controlar somos nós mesmos e nossas próprias ações. Uma das melhores maneiras que conheço de me sentir melhor consigo mesma mental e fisicamente é o exercício. De qualquer forma que você quiser. Aulas de corrida, ioga, boxe, spin. O que quer que funcione. Mesmo sair para passear ajudará a melhorar o humor. E esteja atento ao que você está colocando em seu corpo. O que você come e bebe afeta diretamente o humor. Dormir o suficiente é a chave também. Redefinimos e reagrupamos mental e fisicamente durante o sono, por isso é fundamental no processo de cicatrização.

5. VER UM TERAPEUTA

Após um rompimento, muitas pessoas deixam de pensar: 'há algo errado comigo'. Seus amigos são tendenciosos. Eles amam você e geralmente ficam do seu lado, não importa o que aconteça, e essa garantia só vai tão longe. Portanto, se realmente está afetando sua autoestima, procure um profissional.

Ele pode ajudá-lo a determinar que você está bem do jeito que está e a lidar com a decepção do término do relacionamento. Ou, se você tiver algum tipo de barreira que o impeça de ter um relacionamento saudável, eles podem ajudá-lo a entender e mudar seus pensamentos e comportamentos.

6. FAÇA UM PLANO PARA QUANDO ENTRE EM CONTATO COM VOCÊ

Na maioria das vezes, após uma separação, alguém entra em contato por vários motivos. Uma última chamada de saque. Dizer “sinto sua falta” ou “Como você está?” Ou talvez porque ainda exista “coisas” que precisam ser trocadas ou devolvidas. De qualquer forma, sempre aconselho as pessoas a se prepararem para o contato, sob qualquer forma que ele possa aparecer.

Esteja preparado com o que você gostaria de responder, como você pode responder a várias perguntas. Para que, quando isso acontecer, como normalmente acontece, você esteja preparado e com maior probabilidade de seguir seu plano. Uma boa regra na criação de um plano desse tipo é mantê-lo gentil, mas firme. Fique longe de insultos e negatividade. O objetivo é que você se sinta capacitado, e tentar atacar alguém normalmente não é a estratégia mais inteligente para chegar lá.

7. E POR FAVOR, PELO AMOR DE TUDO QUE É BOM NESTE MUNDO, NÃO VEJA AS SUAS MÍDIAS SOCIAIS