Primeiro, vamos deixar claro que o ciúme não é necessariamente uma coisa ruim (aqui estão cinco sinais de que você é, de fato, uma bagunça ciumenta). É da natureza humana sentir ciúmes de vez em quando, mas o ciúme se torna problemático 'quando agimos com ciúmes ou nos afundamos nele', diz Christina Hibbert, psicóloga clínica da PsyD.

Os problemas surgem quando ele começa a consumi-lo e 'se insinua em todos os aspectos da sua vida', explica Kathy Morelli, LPC, uma psicoterapeuta com uma prática de aconselhamento matrimonial e familiar. É especialmente problemático se você se sentir amargo e irritado com frequência.

Um dos tipos mais comuns de ciúme é o ciúme romântico. Também tendemos a sentir inveja dos sucessos, forças, estilos de vida e relacionamentos dos outros.

Por exemplo, podemos acreditar que a vida de alguém é muito mais fácil ou mais confortável que a nossa. 'Vemos apenas os bons na vida deles e apenas os' ruins 'na nossa', explica Morelli. Ou então, podemos acreditar que nosso melhor amigo tenha um melhor relacionamento com outro amigo.

Sites de redes sociais como o Facebook também provocam ciúmes. 'Hoje, nossos mundos online e offline se sobrepõem, então há muito mais confusão e complexidade nos relacionamentos e mais maneiras de nos compararmos com os outros', diz Morelli.

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A insegurança geralmente subjaz ao ciúme. 'Nós nos sentimos ameaçados, ou menos do que ou não somos bons o suficiente', avalia Hibbert. 'Tememos que os pontos fortes de outra pessoa signifiquem algo negativo sobre nós'.

Abaixo, você encontrará dicas gerais para lidar com o ciúme, além de sugestões específicas para lidar com o ciúme em relacionamentos românticos.

1. Seja honesto, independentemente de seus relacionamentos serem saudáveis ​​ou não.

'A melhor maneira de superar o ciúme é primeiro dar uma olhada no seu relacionamento romântico', aconselha Morelli. Considere se você e seu parceiro construíram o relacionamento com confiança, respeito e amor e se o comportamento do seu parceiro reflete as palavras deles.

Eles são honestos com você? Caso contrário, isso pode desencadear ou perpetuar naturalmente suas inseguranças. “Se você está em um relacionamento inseguro, espere apertar seus botões de ciúmes. Mas ninguém pode lhe dizer o que fazer. Se você ficar, provavelmente se sentirá mal e com ciúmes às vezes. '

2. Determine se suas próprias inseguranças são o problema.

Se você estiver em um relacionamento seguro e sólido e ainda sentir ciúmes, olhe para si mesmo e explore suas próprias experiências. 'Pesquisas sobre o assunto do ciúme em um relacionamento romântico indicam que o estilo básico de apego de uma pessoa está subjacente a suas tendências a reações ciumentas', diz Morelli.

As pessoas que desenvolveram ligações seguras nos primeiros anos - entre elas e seus cuidadores - tendem a se sentir menos ciumentas e dependentes, têm maior auto-estima e menos sentimentos de inadequação do que as pessoas com um estilo de apego inseguro.

Ela sugere que você se faça estas perguntas:

  • Você tem um sentimento generalizado de vazio ou falta de auto-estima?
  • Como foi o seu relacionamento com seus primeiros cuidadores?
  • A atmosfera em sua casa era calorosa e amorosa às vezes, mas também crítica?
  • Você foi criado em uma atmosfera repressiva?
  • Seus primeiros cuidadores não eram confiáveis?

O estilo de anexo é maleável e experiências ou circunstâncias posteriores podem influenciar seu estilo. Por exemplo, um terapeuta qualificado pode ajudá-lo a criar auto-estima e trabalhar com suas preocupações.

3. Entre em contato com os amigos para obter suporte.

Ter interesses fora do seu relacionamento. Converse com um amigo sobre seus sentimentos de inveja, 'mas não faça isso com a exclusão de conversar com seu parceiro'.

4. Tenha seus sentimentos de ciúmes.

'Quando chamamos ciúme, ele perde seu poder porque não deixamos que isso nos envergonhe', explica Hibbert. Reconhecer que você está com ciúmes abre a porta para o aprendizado.

5. Aprenda com aquele monstro de olhos verdes.

Podemos usar sentimentos de ciúme como inspiração para crescer, diz Hibbert, também autor do livro This is How We Grow. Por exemplo, você percebe o motivo pelo qual fica com ciúmes toda vez que sua amiga toca violão porque é algo que você também gostaria de fazer. Em vez de se afundar nesse ciúme, inscreva-se nas aulas de violão.

6. Deixe para lá.

Diga a si mesmo que você não precisa dessa emoção em sua vida e a está abandonando. Então, “respire fundo e imagine-o fluindo através de você como o vento. Repita quantas vezes forem necessárias para realmente deixá-lo ir ”, sugere Hibbert.

7. Escolha maneiras mais saudáveis ​​de gerenciar suas emoções.

'Pratique a atenção plena para acalmar suas emoções descontroladas', diz Morelli. Ela sugere sintonizar seu corpo para identificar como você está se sentindo, respirando fundo várias vezes e tentando se desapegar das emoções intensas.

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Ela continua: “Se seu ciúme envolve seu relacionamento romântico, compartilhe seus sentimentos com seu parceiro depois de se acalmar.” Para processar suas emoções, tente fazer um diário, dançar sua música favorita ou dar um passeio.

8. Lembre-se de suas qualidades positivas.

Hibbert dá o seguinte exemplo: 'Ela é realmente boa em brincar com os filhos e eu não sou tão bom. Mas sou ótimo em ler para eles, e eles amam isso em mim. ”Isso nos lembra que todos têm pontos fortes e fracos.

O ciúme é uma reação completamente normal, mas causa problemas quando se torna persistente. Quando você se sentir com ciúmes, reconheça o que está acontecendo e mergulhe mais fundo em seus relacionamentos ... E você mesmo.