Em nossa imaginação cultural, a época de Natal e as férias em geral devem trazer alegria à medida que passamos mais tempo com a família e os amigos. A realidade, no entanto, é que esta temporada também pode ser um momento de memórias difíceis, expectativas, decepções e estresse.

Ao contrário da crença popular, os suicídios não aumentam nessa época do ano. Mas depressão, de acordo com Hoje Psicologia, É declaradamente mais alto nas férias do que em qualquer outra época do ano. As razões incluem tudo, desde a comercialização do Natal (expectativa e decepção), até o final do ano como um momento de reflexão, talvez induzindo memórias dolorosas.

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Depressão, é claro, é um termo médico usado para caracterizar mais do que mera tristeza. Isso precisa ser enfatizado devido à falta de educação e estigmatização que se concentra em doenças mentais. Portanto, se você suspeitar de depressão médica, este artigo não é para você. (Procure assistência profissional, se necessário.) Mas se você sentir tristeza, ansiedade (não médica) e solidão durante esse período, aqui estão algumas coisas a serem lembradas:

1Em primeiro lugar, lembre-se de que você provavelmente não tinha controle total da causa raiz dos seus problemas de férias. (E se você ainda não descobriu a fonte, tente fazê-lo este ano.) Muitas vezes, essas experiências podem ocorrer na infância e carregamos o peso conosco até a idade adulta. Liberar-se de parte dessa responsabilidade pode ajudá-lo a entender que tudo o que acontece com você nem sempre depende de você. Mas depende de você, o que você tira dele.

2. Lembre-se de não negar a si mesmo a necessidade de tempo sozinho. Na maioria das vezes, durante as férias, você pode se sentir sobrecarregado por estar muito próximo das pessoas ou de alguma forma ainda se sentir sozinho em uma sala lotada. E mesmo que o problema seja uma solidão solitária, também é necessário o espaço para entender a si mesmo, para poder identificar o que você está sentindo e, se possível, por que o está sentindo.

3. Lembre-se de praticar a bondade e cuidar de si mesmo.É de fato a estação para dar e dar a você aos outros. Você descobrirá que focar muito naqueles que não têm a mesma sorte que você durante esta época do ano mantém você ocupado. Mas se houver um presente que você deve dar a si mesmo, se for suscetível à tristeza ou melancolia durante as férias, tente ter paz de espírito. Faça isso simplificando sua vida, adiando conversas intensas, se possível, e se não for possível, tendo um tempo extra na maneira como você as aborda. E se as coisas não derem certo ou não acontecerem como planejado durante esta época do ano, permita-se um descanso e paciência extras ao lidar com essas coisas.

4. Lembre-se de tomar cuidado com as principais decisões da vida agora. As chances são de que você instintivamente sentirsob muito mais estresse, mesmo que ele não esteja mais do que a quantidade normal de estresse que você enfrenta em qualquer outra época do ano. De qualquer forma, evite tomar grandes decisões na vida, porque provavelmente você está muito afetado pela tristeza sazonal para levar em consideração todos os fatores necessários na sua tomada de decisão.

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5)Lembre-se de prestar atenção ao que você consome e como trata seu corpo.Isso não significa estar excessivamente preocupado em ganhar peso durante as férias. Mas isso significa garantir que você esteja atento à sua propensão ao estresse, comer ou beber em excesso ou, por outro lado, estar excessivamente consciente sobre exercícios e alimentação saudável. Tente encontrar algum equilíbrio durante esse período, como faria em qualquer momento. Mas não se esqueça de aproveitar que esta época do ano traz comidas e bebidas especiais, e não há problema em ter um pouco mais do que você normalmente faria.

6. Lembre-se de ser objetivo sobre o tipo de ano que você teve.Sim, algumas coisas não foram do seu jeito. E sim, você pode ter enfrentado perdas, derrotas e decepções. Mas também não deixe de contar (literalmente, se necessário) todas as coisas boas que aconteceram este ano. E quando o fizer, não se esqueça de pensar em todas as pessoas que tiveram um impacto positivo no seu ano.

7. Lembre-se de todos que amam você.É fácil sentir pressão durante esta época do ano. A pressão de receber presentes, ir a festas e estar perto de entes queridos e estranhos, que esperam que você faça isso época mais maravilhosa do anocomportamento. Mas não se perca nas 'coisas' desta época do ano. Em vez disso, toda vez que sentir essa pressão, pense no fato de que existem pessoas que amam você. E eles te amam por você, não pelo que você pode dar ou Fazdurante esta época do ano ou qualquer época do ano; Eles te amam por quem você é.

8. Lembre-se de que você é capaz de dar a esta época do ano um novo significado e novas memórias. É muito importante que você saiba disso se enfrentar a tristeza durante esta época do ano: suas memórias são ficcionais. Sim, certas coisas aconteceram no passado e, sim, podemos associá-las a determinados períodos ou locais etc. Mas é vital que você saiba que, embora não possa mudar o passado, pode vê-lo de maneira diferente. Então, por que não dar um novo significado a este ano? Por que não se lembra de fazer as coisas que você ama e que lhe trazem alegria, para que você possa criar novas memórias?

9. Lembre-se de que você não precisa fazer mais do que pode.Estabeleça limites e mantenha-os. E, se possível, evite assumir coisas de que não gosta e que apenas pressiona a si mesmo para realizar. Lembre-se de que o que você pode realizar pode diferir de um dia para o outro. E sempre, lembre-se sempre de que tudo o que você fez ou não realizou este ano e, nesta época do ano, está fazendo melhor do que pensa.