Ser capaz de mudar de marcha no calor de uma discussão e fazer uma pausa é uma das habilidades de relacionamento mais cruciais. É também um dos mais difíceis.

As pausas permitem que você se acalme, aprofunde sua perspectiva e tenha uma 'recuperação' bem-sucedida com seu parceiro. Para ter sucesso, no entanto, ajuda a seguir algumas práticas básicas.

Infelizmente, quando surgem conflitos, muitos de nós provavelmente fazem mais mal do que bem. Encerramos as conversas prematuramente ou colocamos nosso parceiro além do limite de tolerância e, quando isso acontece, os dois parceiros podem ficar presos em um impasse de obstrução.

Nós agravamos o problema usando o tempo errado. O Dr. John Gottman, conhecido por sua pesquisa sobre estabilidade conjugal e previsão de divórcio, descreve o que ele chama de 'indignação autojustificada', que inclui a obsessão por erros que acreditamos que nosso parceiro tenha cometido. Isso pode acontecer silenciosamente à medida que ruminamos internamente, ou pode acontecer vocalmente quando 'desabafamos' com outras pessoas solidárias.

Quando você se sente indignado, você tende a ver seu parceiro como o problema. Ele transforma o potencial poder de cura de um tempo limite em apenas mais uma dor, aumentando a distância entre vocês.

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Mesmo se você estiver em um relacionamento que não é propenso a volatilidade, você ainda está vulnerável. Como mamíferos, evoluímos para estar cientes dos sinais não-verbais uns dos outros. Nossos cônjuges podem ler a linguagem corporal como revirar os olhos, evitar o contato visual, suspiros altos e tom de voz desdenhoso como ameaças. Esses sinais comunicam desdém, que lentamente corroem a confiança e a intimidade.

Como você ocupa o espaço de maneira que apóie seu relacionamento, o aproxime e ofereça uma perspectiva que vai além da culpa?

Há três coisas a considerar antes de fazer uma pausa no conflito.

O Quando

Tempo é tudo. Isso significa não desligar seu parceiro prematuramente. Em um relacionamento saudável, é importante ficar lá, mesmo quando seu parceiro diz coisas com as quais você não concorda.

Ouvir de forma não defensiva, encontrar a parte razoável de sua reclamação e oferecer garantia pode ajudar bastante a evitar a escalada. Dicas não verbais, como acenar com a cabeça e manter o contato visual, podem aumentar significativamente a probabilidade de uma conversa produtiva.

É importante reconhecer que, mesmo se você fizer isso, os argumentos ainda podem ficar fora de controle. Por esse motivo, o momento também é reconhecer quando é hora de parar, dar a você a chance de esfriar e se recuperar de inundações.

É uma linha tênue. Para fazer isso bem, você deve ser capaz de tolerar conflitos de baixo nível simultaneamente e, ao mesmo tempo, estar ciente de quando se tornou mais benéfico interromper uma discussão a qualquer momento. Quando todas as fibras do seu ser quiserem se desligar ou gritar, fique à beira de se sentir comprometido, respire fundo e informe ao seu parceiro que você precisa de um descanso.

O quê

Depois de reconhecer que é necessário que ocorra uma ruptura no conflito, o que você fará com ela determinará se o intervalo será benéfico ou prejudicial. No Northampton Centre For Couples Therapy, onde vemos 100 casais por semana, é aqui que as pessoas parecem mais propensas a dar errado.

Navegar no solo de turbulência relacional pode provocar uma série de emoções. Mesmo se você é quem iniciou o espaço, não é incomum sentir-se abandonado e rejeitado, ou hiper vigilante e autoprotegido. Ambas as mentalidades podem impedi-lo de se reconectar com seu parceiro e, por fim, causar mais mal do que bem.

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Por esse motivo, é importante interromper intencionalmente quaisquer pensamentos negativos sobre seu parceiro. Em vez disso, tente conscientemente cultivar uma receptividade à idéia de que pode haver mais na imagem do que aquilo que você está vendo e sentindo do seu ponto de vista enfurecido.

Para que isso seja bem-sucedido, abstenha-se de desabafar para os outros ou mesmo para si mesmo. Em vez disso, canalize sua turbulência em algo não relacionado. Dê um passeio, dobre a roupa, remova o jardim ou faça qualquer coisa que afaste sua mente do conflito.

Enquanto estiver envolvido nessa outra atividade, se sua mente se apegar à raiva ou ao medo, deixe-se levar e considere intencionalmente que pode não haver certo certo ou errado. Existem duas visões para cada conflito e ambas são válidas.

O como

Depois de decidir fazer uma pausa e usá-la sabiamente para se recompor emocionalmente, o próximo é o modo como voltar a se reunir e tentar novamente.

O tempo limite não pode durar para sempre. Eles desempenham um papel crucial em ajudá-lo a mudar para um lugar mais central e aberto como casal. Mas eles também podem sair pela culatra. Se o intervalo se transformar em um impasse, o silêncio prolongado pode ser prejudicial e corroer a confiança em seu relacionamento.

O Dr. Gottman recomenda que eles durem pelo menos vinte minutos, pois levará muito tempo para que seu corpo se acalme fisiologicamente. Qualquer coisa além de um dia pode começar a alimentar sentimentos negativos.

Se isso acontecer, há uma boa chance de que o seu tempo limite se transformou em um campo de batalha silencioso, onde questões de controle e poder estão ocorrendo entre você. Nesses casos, você corre o risco de assumir que o outro parceiro é totalmente responsável por reiniciar o reparo e seguir a estrada.

Não fique preso em quem reinicia. Na maioria dos relacionamentos, há um parceiro que busca mais e um que distancia mais. E embora essa dinâmica possa causar dor real aos casais, não é uma medida de amor. Seu foco deve estar em obter a reconexão mais cedo ou mais tarde.

Cultive uma atitude de 'nada demais'. As pessoas que são bem-sucedidas em seus relacionamentos sabem que a melhor maneira de fazer com que seu parceiro as ouça é se ater ao problema em questão e não enfatizar sua posição. Eles entendem que o conflito é inevitável e confiam na capacidade de lidar com suas divergências. Eles usam 'eu declarações' em vez de 'você declarações'.

Aprender a manter a calma diante das ameaças não é fácil, mas com o tempo e a prática todos temos o potencial de nos tornar menos reativos, de entrar e sair mais fluidamente de conflitos e permanecer conectados. Ame de maneira mais inteligente prestando atenção ao quando, o quê e como antes de fazer uma pausa.