Na Floresta com Jimmy Buffett

2022-09-20 12:43:03 by Lora Grem   caça jimmy buffett

Este artigo foi publicado originalmente na edição de outono de 1992 da Esquire Sportsman sob o título 'Tudo na floresta quer comer uma codorna'. Você pode encontrar todas as histórias do LocoPort já publicadas em Esquire clássico .

Está muito quieto aqui em Springhill Plantation, o pedaço da Geórgia do Sul onde encontrei refúgio nos últimos anos. Alguns amigos de Nashville estiveram aqui de visita no fim de semana, mas eles já se foram, foram para o aeroporto e voltaram para casa com muitas codornas para comer e histórias para contar. Todas as nossas despedidas tagarelas no final da entrada deram lugar ao silêncio, o tipo de silêncio que só pode ser encontrado - ou assim me parece - nestes bosques de pinheiros que aprendi a amar.

s

Depois que eles saíram, dei um longo passeio a cavalo pelas estradas de grama e desci até o fundo baixo, onde os cães gostam de chafurdar na lama fresca. Os cogumelos pretos vão brotar lá em breve. Minha senhoria, Sally Sullivan, me mostrou o local quando aluguei pela primeira vez, e descobri que aqueles cogumelos são tão bons quanto qualquer morel que comi na França. No caminho de volta para casa, deixei os cachorros correrem bem na minha frente, e eles expulsaram dois bandos de pássaros, como crianças correndo atrás umas das outras em um jogo de esconde-esconde.

Os cães não voltaram para mim até que eu alcancei o minúsculo corniso e a cruz de madeira com a coleira azul desbotada que marca o túmulo de Spring, meu valioso springer spaniel. Eu viajei até a Escócia para buscá-lo no Bracken Bank Kennels quando filhote, e ele tinha um grande coração. Uma vez ele perseguiu um pássaro aleijado no mato, nós dois procurando freneticamente por ele sem sorte. Quando eu estava prestes a desistir, Spring disparou na direção oposta até chegar a um buraco de esquilo, depois mergulhou tão longe que apenas seu rabo abanando era visível. Eu imediatamente larguei minha arma e corri atrás dele, esperando não puxá-lo do buraco com uma cascavel de diamante presa em seu nariz. Quando eu agarrei suas patas traseiras, ele saiu do buraco e lá estava o pássaro aleijado, enfiado suavemente em sua boca. Alguns caçadores de codornas dizem que os cães significam tanto para eles quanto suas esposas e filhos. Por mais loucas que essas palavras pareçam na página enquanto as escrevo, às vezes, quando visito o túmulo de Spring, começo a entender o que elas significam.

Depois do meu passeio, coloquei meu cavalo no pasto, depois voltei para casa e sentei na varanda com os cachorros espalhados ao meu redor. Dedilhei minha guitarra de aço nacional até ouvir o estrondo distante de um trovão e entrei para verificar o Weather Channel. Amanhã seria perfeito. Assei meus dois pássaros da caçada do dia e comi no silêncio da cozinha vazia com um copo de vinho tinto. Quando terminei de registrar os detalhes do dia em meu diário, estava pronto para me deitar. Era pouco antes das 21h. Antigamente, eu só pensava em sair à noite a esta hora. Agora tudo que eu queria fazer era acordar cedo e caçar codornas novamente. Ver um covey subir tornou-se tão emocionante quanto ouvir o rugido de vinte mil fãs no final de um show ou ser lançado do convés de um porta-aviões em um F-14.

Caçar codornas na Geórgia do Sul é como basquete na Carolina do Norte. É religião. Você não apenas pega. Você tem que estudá-lo, e a primeira coisa que você aprende é que tudo na floresta quer comer uma codorna. Você e eu estamos bem ali com o gambá, gambá, raposa vermelha e cinza, rato de algodão, guaxinim, doninha, vison, lince, gavião do pântano e coruja com chifres, sem mencionar uma variedade de cobras, animais de curral e comedores de sushi que cobiçam ovos de codorna. Todos conhecemos uma boa refeição quando cheiramos uma.

espalhar

Aprendi também que prefiro caminhar na mata, embora a caça tradicional aqui seja feita a cavalo. Assim, eu preciso de um cão de perto. Há muito alarido sobre os cães, especialmente seu treinamento; mas eu sei que tudo que eu realmente preciso é de um apontador firme e um retriever que fique parado quando os pássaros derem a descarga. Também sei que, como a codorna bobwhite tem uma vida útil de apenas cerca de um ano, o manejo do habitat das codornas é crucial. É por isso que aprendi sobre goma azeda, painço marrom e padrões de alimentação.

Há muito mais prazeres na caça de codornas do que apenas o tiro.

Eu sei que nunca vou atirar mais do que quero comer e que sou apenas um atirador médio. O tamanho e o calibre da minha arma são importantes. Eu tiro uma Browning calibre 28 acima e abaixo que comprei de um amigo alguns anos atrás. Os barris são vinte e seis polegadas. Um é um estrangulador de cilindro e o outro um estrangulador modificado. Eu mantenho várias armas calibre vinte em meu rack para convidados. Eu sei que a artilharia grande deve ser considerada um tabu, porque não é preciso habilidade para derrubar vários pássaros em um bando com uma automática calibre doze, de cano curto e cinco tiros, e atirar em uma codorna com uma espingarda de cano pequeno também reduz a perda incapacitante porque você tende a fazer valer cada tiro.

Mais importante, eu sei que há muito mais prazeres na caça de codornas do que apenas o tiro. Há muitos caçadores que disparam uma arma com frequência suficiente para manter seus cães em sua melhor forma. Para mim, às vezes a ascensão do bando à luz da manhã é tão bonita que fico paralisado com a arma na mão e observo (sem dúvida para a perplexidade dos meus cães). Da mesma forma, experimentei noites místicas com a floresta em chamas, de pé na fumaça observando as queimadas controladas que começam no dia seguinte ao término da temporada no final de fevereiro.

Graças a uma cascavel de um metro e meio, aprendi cedo sobre a importância das botas de cobra. E graças aos meus amigos, aprendi o que pode ser a maior emoção de todas: oferecer alguns dias da melhor caça de codornas do mundo para as pessoas que você gosta.

A caça não era uma tradição na minha família. Cresci no extremo norte do Golfo do México, pescando, pescando caranguejo e velejando. A única caçada que fiz quando criança foi atirar em um esquilo de vez em quando com a arma Daisy BB do meu vizinho. Meu único contato com a floresta era o ocasional passeio de fim de semana com minha tropa de escoteiros, amontoados em uma barraca de filhotes com uma dúzia de outras crianças vestidas de cáqui, peidando e contando histórias de fantasmas. Eu sempre senti falta do oceano.

Com a adolescência entrei em uma banda para conhecer garotas e acabei vivendo de mala por quase duas décadas. Os únicos bosques que vi naqueles anos eram de quarenta mil pés. Se eu tivesse uma folga, geralmente voltava para os apartamentos de Key West para pescar. Então algo mudou. Eu podia me sentir estrangulando de volta. Eu estava tentando recuperar o fôlego, e depois de alguns tiroteios de sálvia e galo silvestre em Montana com minha irmã e meu cunhado, e algumas caçadas de pombas com amigos no Alabama, a floresta de repente começou a parecer muito interessante. Fiz uma viagem de caça à França a convite do meu amigo Guy de la Valdene, que caça como se tivesse nascido com uma espingarda de cano pequeno nas mãos (o que era, mais ou menos). Guy foi criado no mundo do tiro esportivo e da pesca, e naquela viagem à Normandia ele me apresentou ao tiro de pássaros e cães de trabalho – e, especialmente, jantares de caça – inspirando uma paixão que tenho alimentado desde então.

Eu sou um otário para qualquer cachorro que me olha nos olhos.

Quando voltamos para casa, Guy e eu alugamos algumas terras no centro da Flórida, perto de Gainesville. O tiroteio não foi o melhor, mas nós ensacávamos pássaros suficientes para o jantar e os levávamos de volta para o acampamento no rio Suwannee, os enchíamos com ostras recém-descascadas de Cedar Key e as assávamos em fogo aberto.

Como cheguei de lá a Springhill teve muito a ver com minha primeira desculpa para um cão de caça, um golden retriever chamado Cheeseburger. Ele foi um presente de Buddy Owens, ex-vendedor de seguros e detetive particular, e atual proprietário da B.O.s, uma carroça de peixe na esquina da Duval com a Fleming em Key West. Eu sou um otário para qualquer cachorro que me olha nos olhos, e quando o rosto daquele cachorrinho apareceu na traseira da caminhonete de Buddy enquanto eu mastigava um sanduíche de garoupa, eu não pude resistir. Mas quando levei Cheeseburger para Tallahassee para sua primeira caçada, no final do dia, Guy disse simplesmente: “O cachorro precisa de algum trabalho”.

Eu segui o conselho dele. Cheeseburger estava matriculado na escola de cães de Greg Oyer em Thomasville, Geórgia, e quando fui verificar sua educação, me apaixonei pela área. Pedi a Guy que ficasse de olhos abertos para qualquer lugar que pudesse ser alugado no Condado de Thomas. Quando a chamada veio, eu aluguei Springhill sem ser visto.

Isso foi há cinco anos, e agora estou tão à vontade nas florestas da Geórgia do Sul quanto nas praias da Flórida ou do Caribe. Cheeseburger está aposentado da caça agora – ele foi atropelado por um carro na frente da minha casa em Key West. Ele teve que consertar as pernas, mas ainda está feliz, o mais gordo de um bando de cães que também inclui um shorthair alemão, um Chesapeake, um springer spaniel e quaisquer filhotes que estejam temporariamente na casa do zelador. Há também três cavalos, um casal de gatos, um milhão de esquilos cinzentos, bandos de cardeais vermelhos brilhantes empoleirados nas moitas de rosas e codornas. Muitas codornas.

Os cães às vezes me acordavam pouco antes do amanhecer. Abri a porta da frente para uma rajada de ar frio e um céu claro. O sol estava começando a rastejar por entre os pinheiros, e os pássaros começaram a cantar. Vesti-me agasalhado, peguei uma xícara de chá e fui para a sala de armas para minhas calças, bolsa de caça e arma. Biff, meu ponteiro confiável, e Summer, o novo springer, estavam bem no meu encalço. É a primeira temporada de verão aqui, e ela se saiu bem para um cachorro jovem.

Do lado de fora, fui além dos pastos, pensando em como aquele lugar me parecia estranho quando cheguei e como agora me sinto como se soubesse de cor cada centímetro dele: onde estão os coveys, o layout dos campos , estradas, valas e riachos. A mil milhas daqui, posso fechar os olhos e visualizar meus lugares favoritos.

bufê Esquire Sportsman capa do outono de 1992.

Biff correu na minha frente, cruzando um milharal. O verão ficou ao meu lado. Um covey enrubesceu na extremidade do campo. Fiz sinal para os cães se moverem para a esquerda e perdi Biff de vista. Momentos depois, encontrei-a perto de um pequeno bosque de pinheiros jovens. Summer ficou obedientemente no meu encalço enquanto eu me aproximava, verificando a direção do vento e a cobertura distante para onde os pássaros poderiam voar assim que se levantassem. Ordenei que Summer se sentasse e caminhei sozinha os últimos metros até chegar ao ponto de Biff. Fechei minha arma e soltei a trava de segurança. Meu coração estava acelerado.

'Confira!' Chamei Summer, e ela saltou em direção ao matagal. Em um instante, o som de asas batendo encheu o ar. Quail foi em todas as direções. Dois voaram diretamente sobre minha cabeça como kamikazes. Peguei um grupo voando paralelo ao riacho e atirei duas vezes. Dois pássaros caíram.

Aqueles pássaros eram meus últimos da temporada, e enquanto eu me sentava na mesa da cozinha colocando as últimas entradas no diário de caça, tudo que eu conseguia pensar era o que precisava ser feito agora que a temporada tinha acabado. Havia o novo plantio a considerar. Havia uma limpeza a ser feita ao longo da extremidade norte da propriedade. E logo os novos cães chegariam da Escócia. Mais importante, percebi de repente, havia outra temporada pela qual esperar.